Numa época em que as dificuldades económicas e sociais teimam em continuar a sentir-se no nosso País, com uma população cada vez mais envelhecida e dependente, com o consequente acréscimo no número de solicitações, o papel desempenhado pelas instituições particulares de solidariedade social, como é o caso da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos (ARPI) de São Julião do Tojal, assume uma especial importância.
A esse aumento de solicitações, por parte dos utentes, e fruto de um trabalho de grande qualidade e dedicação por parte de todos os intervenientes (direção, funcionários, voluntários, sócios e parceiros) tem permitido a esta Associação dar resposta a todos os pedidos de ajuda que lhe têm chegado.
Perante tal incremento de solicitações e conscientes das necessidades, cada vez mais complexas dos nossos utentes, determina que este seja, também, um momento de crescimento e evolução.
Nesse sentido, demos inicio, em maio de 2013, no Bairro do Tazim, à construção do novo edifício-sede da nossa Associação, que podemos classificar como uma grande aventura face aos tempos de crise financeira que o País atravessa e que, além de ampliar a capacidade de resposta aos serviços que a Associação já disponibiliza (Centro de Convívio, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Apoio Domiciliário Alargado e ATL) permitirá também acrescentar a tão importante valência de Lar, com capacidade para 60 camas.
A abertura deste site tem como objetivo dar a conhecer esse crescimento da ARPI de São Julião do Tojal, nomeadamente, o trabalho que diariamente é desenvolvido, assim como permite a abertura de um novo meio de comunicação entre a Associação e a Comunidade, com especial destaque para os seus utentes e sócios.
Por último, mas não menos relevante, saliente-se a importância do trabalho em parceria para atingir os tão almejados frutos, sendo a Segurança Social e o Município de Loures, parceiros que merecem especial destaque.
Fernando Martins – Presidente da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de São Julião do Tojal (ARPI)